top of page
Globo de mesa

ATLAS GEOAMBIENTAL

SAIBA MAIS

SOBRE O ATLAS GEOAMBIENTAL

A proposta deste grupo de camadas é mostrar os caminhos das águas pela sub-bacia do Rio Carioca, considerando desde as precipitações médias, os corpos hídricos existentes e como estes se inserem na malha urbana, as dinâmicas de reservação/abastecimento de água e o esgotamento sanitário, até o panorama existente na foz artificial do rio, após este passar por uma Unidade de Tratamento de Rio, a UTR Flamengo.

Segundo a lei federal nº. 9.433/97, a qual instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH, uma bacia hidrográfica é "a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos".

De forma complementar, o IBGE (2004) define que "é a região compreendida entre divisores de água, na qual toda a água aí precipitada escoa por um único exutório, o qual é o ponto mais baixo, no limite de um sistema de drenagem."

Desta forma, pode-se afirmar que uma bacia hidrográfica é um recorte geográfico, cujo conjunto de elementos da geodiversidade, da biodiversidade e das ações antrópicas sobre o mesmo servem de ponto de partida para qualquer tipo de análise ambiental.

Integrantes do Projeto: Renata Pinto Espindola (IC – graduanda do CST em Gestão Ambiental / IFRJ); Thais Ramiro Silveira  (IC – graduanda do CST em Gestão Ambiental / IFRJ) e Carla Bilheiro Santi (Docente e coordenadora do projeto / IFRJ

Agradecimentos: PROPPI, PIBITI; IFRJ, CNPq.

© 2022 GeodiversidArte

bottom of page